sábado, 28 de maio de 2011

COSTELINHA SUÍNA COM MANDIOCA (VULGO PORQUINHO SUJO)



*Refeição suficiente para 8 pessoas 'sem fome'..rsssss

*Na verdade parece uma quantidade exagerada de carne, mas a costela suína tende a murchar muito na panela, reduzindo bem a quantidade inicial.

Ai ai..domingão chegando, friozinho batendo na porta (daí junta a preguicite), eu que não sou boba nem nada, ando na onda do ''no stress'' já tratei de me preparar, sei que mesmo com todo o batidão da semana, ninguém senta à mesa querendo mingau né? todo mundo quer comidinha gostosa, boa e farta da mamãe..rs..tô certa ou tô errada?
Por isso já me antecipei, amanhã teremos uma deliciosa costelinha de porco com mandioca (que aliás fiz semana passada e foi um sucesso!!), vulgo 'porquinho sujo'. Essa receita farei do meu jeito (que não sigo receita...hahahaha) e me disseram que no domingo passado foi apresentada no Programa Caminhos do Campo, da RPC (Globo local), mas eu não assisti infelizmente, o programa é às 7h00 da matina e para um domingo esse horário eu estava na cama, off course..hehe
Bem, bora mudar o rumo da prosa e vamos à receita, de como eu faço o meu porquinho..

2.500kg de costelinha suína
1.200kg de mandioca
2 tomates picados
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de óleo
2 cubos de caldo de bacon
1 colher (sopa) de colorau
1 xícara (chá) de vinagre
1 xícara (chá) de cheiro verde picado
suco de 2 limões grandes
1 envelope de sazón

Meu modo de fazer
Coloque água para ferver numa panela de pressão, com 1 envelope de sazon e um pouco de sal.
Ao abrir fervura, coloque a mandioca cortada e feche a pressão por uns 10 a 12 min. Verifique após esse tempo se está macia, porém sem se desmanchar. Despreze a água do cozimento e mantenha a mandioca aquecida.
Corte a costela em pedaços pequenos e coloque numa vasilha e regue com o vinagre.
Ferva água e jogue por cima da carne, deixando alguns minutos. Despreze a água.
Numa panela bem grande, coloque o óleo, os caldos de bacon, o alho, a cebola o colorau e deixe fritar um pouco, junte a carne, frite bem, junte os tomates, o limão e refogue mais um pouco. Cubra parcialmente com água quente e deixe cozinhar lentamente.
Vez por outra espete um garfo e veja se a carne está macia, porém sem se desfazer totalmente do osso.
Prove o tempero e corrija o sal se necessário.
Passe a mandioca prá cima da carne e deixe-as tomar gosto por mais alguns minutos no fogo, e para o caldo que se formou na carne engrossar um pouco com o amido da mandioca.
Cubra tudo com o cheiro verde e sirva com acompanhamentos do seu gosto.

Aqui a sugestão: arroz branco, bananas à milanesa e salada de rúcula.

*-*Coma feliz, seja feliz!Feliz Final de semana!

Um comentário:

Se você passou por aqui, deixe suas "impressões digitais... ;-)